Skip to main content

Quanto tempo posso ficar na Europa? Estive lá recentemente. Posso retornar?

Tenho visto muito gente fazendo perguntas do tipo:

Quantos dias é possível ficar na Europa?

Fui há 2 meses e fiquei por 30 dias. É possível voltar agora?

 

Para responder a essa pergunta tenho que fazer outra: Você já ouviu falar sobre o Tratado de Schengen? ou Schengen Area?

É uma região onde 26 nações europeias se uniram e aboliram a fronteira (que existe só no mapa) e existe o livre trânsito de pessoas e mercadorias. Não confundir com Zona do Euro.

Na figura ao lado é possível ver quais são os países que fazem parte dessa área.

Então, o primeiro ponto que precisamos nos atentar é se o lugar onde estamos indo pertence ao Tratado.

Nós brasileiros podemos ficar por no máximo 90 dias (total) consecutivos em países que pertencem a Schengen area. Podemos circular livremente lá por 90 dias.  O visto de turista para os países que não pertencem a Schengen Area depende da regra daquele determinado país, normalmente 90 dias em cada um.

Funciona basicamente assim: Você pode ficar por 90 dias consecutivos nos países do Tratado, ficar mais 90 dias fora e depois voltar por mais 90 dias. No total, é possível ficar 180 dias dentro de um período de 360. Clique aqui para mais informações.

Calculadora Schengen Area:

Mas como nem sempre a conta é fácil, existe uma calculadora para responder as nossas perguntas.

Nessa calculadora você informa o dia que pretende voltar para essa região e os dias que esteve lá. E clica em “calcular”. Ela faz o cálculo e informa se nessa data vc pode voltar e por quanto tempo pode ficar lá.

 

Por exemplo, se você esteve lá entre os dias 01/07/17 até o dia 30/07/17 mas pretende voltar no dia 03/11/17, de acordo com a calculadora você tem esse direto e pode ficar lá por até 90 dias.

 

Em um outro exemplo, Se vc esteve lá de 01/07/17 até 30/07/17 e voltou em 15/09/17 até dia 30/09/17 e ainda pretende voltar no dia 03/11/17, você tem esse direito e pode ficar lá por mais 44 dias consecutivos.

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: